Anúncios

Onde o firmware é armazenado? Firmware x Drivers

O
Anúncios

Onde o firmware é armazenado?

Agora sabemos que o firmware é um software escrito diretamente em nossos dispositivos de hardware. Mas como exatamente é armazenado em um dispositivo? Firmware é normalmente armazenado em tipos especiais de memória, chamados de flash ROM. ROM é o acrônimo para Read Only Memory e esse tipo de memória deve ser escrito apenas uma vez, geralmente pelo fabricante do hardware que estamos usando. Uma memória ROM é necessária para qualquer dispositivo eletrônico, pois deve manter os dados permanentemente, mesmo quando o dispositivo está desligado ou quando há uma queda de energia. Você não pode produzir um dispositivo de hardware que esqueça seu firmware, pois ele deixará de funcionar quando você extrair sua fonte de energia.

Mas, novamente, a memória flash ROM é uma memória ROM regravável porque, embora inicialmente seja escrita pelo fabricante do hardware, ela pode ser reescrita posteriormente. Claro, você pode escrever um novo firmware em um dispositivo de hardware. No entanto, você pode fazer isso apenas com uma ferramenta adequada de atualização de firmware, que é especialmente projetada para funcionar com esse dispositivo de hardware.

Que tipos de firmware existem?

Há tanta variedade no firmware quanto nos dispositivos de hardware. Há firmware em placas-mãe de computador (é chamado BIOS ou UEFI), há firmware em discos rígidos, unidades de estado sólido (SSDs), unidades de CD / DVD / Blu-Ray, firmware em placas de rede, roteadores, pontos de acesso, extensores de alcance há até mesmo firmware no mouse e no teclado do seu jogo. Estes são apenas alguns exemplos relacionados aos computadores.

Você deve se lembrar que o firmware existe na maioria dos dispositivos que fazem algo útil, como sua TV, máquina de lavar roupa, caixas eletrônicos do seu banco ou até mesmo em seu carro. Você nomeia o dispositivo; provavelmente não funcionaria sem o firmware.

Qual é a diferença entre firmware e drivers?


Embora ambos tenham o papel de permitir que o hardware faça o que é solicitado, uma diferença importante é que o firmware é armazenado no próprio dispositivo de hardware enquanto os drivers são instalados dentro do sistema operacional. Além disso, o firmware pode iniciar sozinho e fazer o que está programado para fazer enquanto os drivers devem ser executados pelo sistema operacional. A maior diferença entre os dois é que o firmware informa aos dispositivos o que eles devem fazer, enquanto o driver informa ao sistema operacional como se comunicar com os mesmos dispositivos.

Adicionar comentário

Posts recentes