Firmware do celular, para quê e o que faz?

F
Firmware, você provavelmente já ouviu falar sobre isso em algum momento. Parece um nome alemão esquisito, não é? O que é firmware? Qual o significado desse termo? O que o firmware faz? Como o firmware funciona?  Firmware do celular? Certamente, seu objetivo não é apenas confundi-lo. Como você aprenderá neste tutorial, o firmware é crítico quando se trata de dispositivos de hardware de todos os tipos, de smartphones a smart TVs, a máquinas de lavar e outros dispositivos. Para esclarecer as coisas e ajudá-lo a se tornar mais conhecedor, neste artigo vamos explicar todas as coisas importantes que você precisa saber sobre o firmware. Vamos começar:

O que é firmware? A definição

Firmware do celular - SemáforoFirmware é um pequeno software que faz com que o hardware funcione e faça o que o fabricante pretendia. Consiste em programas escritos por desenvolvedores de software para “marcar” os dispositivos de hardware. Sem firmware, a maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos diariamente não seria capaz de funcionar. Eles não fariam nada, então?

Por exemplo, você sabia que um semáforo simples tem firmware? Sim, e o firmware é o que diz para trocar as luzes em intervalos regulares. Sem firmware, o semáforo seria apenas um mastro “estúpido”, colocado do lado da estrada, sem fazer nada a não ser ficar entediado.

Da mesma forma para dispositivos de hardware menos sofisticados, como semáforos, máquinas de laFirmware do celular - Placa mãe ASUSvar, máquinas de cartões, câmeras de vigilância, TVs, etc., o firmware é todo o software neles, e também atua como um sistema operacional, controlando tudo sobre o funcionamento desse dispositivo.

Para tornar as coisas ainda mais claras, vamos dar outro exemplo: uma placa-mãe de computador sem firmware não saberia como detectar o disco rígido ou a placa de vídeo encontrada dentro de seu computador.

Se suas unidades não tivessem firmware embutido nelas, elas não saberiam quão rápido girar ou quando parar, logo uma placa de rede sem fio não saberia como usar uma frequência de rádio específica.

E o firmware do celular?

Então já para hardwares mais complexo, como smartphones, tablets, smart TVs, smartwatches e assim por diante, o firmware do celular é o intermediário entre o hardware e o sistema operacional. Em tais dispositivos, o firmware contém apenas as instruções necessárias para o hardware operar com o sistema operacional instalado no dispositivo. Por exemplo, em um smartphone Samsung Galaxy com Android, o firmware no smartphone permite que o hardware se comunique corretamente com o sistema operacional Android e faça o que é solicitado pelo usuário.

Muitas vezes, tendemos a pensar em um dispositivo de hardware como um dispositivo que é apenas hardware. E então assumimos que isso só funciona por si só. No entanto, quase nenhum dos dispositivos de hardware modernos funcionaria sem esse software específico que é gravado diretamente neles.

Diga depois de mim: Firmware !!! Então, agora parece algo menos mágico, não é mesmo?

Como resultado do seu aprendizado, tente mentalizar mais exemplos de firmware em seu cotidiano!

Ainda assim permaneceu com Dúvidas? Clique aqui e retire todas elas!!

Quer saber mais? Como atualizar firmware do seu smartphone Samsung? 

Adicionar comentário

Posts recentes